Agricultores gregos realizam atos contra medidas da UE

Agricultores gregos iniciaram nesta 3ª feira (20.fev.2024) manifestação contra medidas da União Europeia para o setor. Durante o protesto, dirigiram tratores em direção ao Parlamento. A Grécia se junta a demais países europeus contra leis aprovadas pelo bloco.

Os gregos exigem a simplificação do Pacto Comum Agrícola (PAC) imposto pela União Europeia. Eles argumentam que as medidas ambientais, junto aos altos custos com energia e combustível, reduzem os lucros do setor.

 Assista (1min57s):

O Sindicato Nacional das Cooperativas Agrícolas (ETHEAS) se reuniu nesta 3ª feira (20.fev) para negociar as reivindicações da classe com o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis. 

“Em um ambiente favorável de diálogo, chegamos a um acordo sobre como, a partir de agora, poderemos ver o futuro da agricultura grega com as mudanças estruturais que serão precisas”, afirmou o presidente do sindicato, Pavlos Satolias ao sair da reunião com o primeiro-ministro grego. 

Está previsto que ministros da Agricultura da Grécia, Croácia, Chipre, França, Itália, Malta, Portugal, Eslovênia e Espanha reúnam em 26 de fevereiro, em Bruxelas. Eles irão discutir a simplificação das medidas ambientais da União Europeia.

Já foram realizados atos em ao menos outros 9 países: Alemanha, Bélgica, França, Grécia, Itália, República Tcheca, Romênia, Polônia e Espanha. Dentre as demandas, está uma revisão na proposta de acordo com o Mercosul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.