A indústria de alimentos e bebidas do Brasil faturou R$ 1,2 trilhão em 2023. Foi a 1ª vez que o segmento superou a casa do trilhão. Houve uma alta de 7,2% frente ao ano anterior e acima da inflação oficial no período (4,62%, medida pelo IBGE no índice IPCA). O volume representa 10,8% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.
Os dados foram divulgados nesta 5ª feira (22.fev.2024) pela Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação).
João Dornellas, presidente-executivo da Abia, explicou que esse crescimento nas vendas não representou aumento significativo de preços para a população. A inflação de alimentos e bebidas ficou em 1,02% em 2023, sendo que os produtos industrializados tiveram deflação de 1,4%. “Isso ajudou muito a frear a inflação”, disse.
Dornellas afirmou que o papel da indústria é dar segurança na produção dos alimentos, o que ajuda a frear grandes oscilações de preços. Deu como exemplo o tomate, fruto que sofre bastante com a quebra de safra. Com o processo de industrialização para produção de molhos, por exemplo, o setor consegue vender esse produto ao longo do ano inteiro sem grande perda material e variação de custo.
“Havendo demanda, a indústria tem capacidade para produzir ainda mais.”
O que motivou o aumento nas vendas:
- crescimento do varejo, como supermercados;
- aumento do food service (serviços de alimentação), como preparações fora de casa;
- elevação das exportações.
+70.000 EMPREGOS
Nas contas da associação, o setor contratou 70.000 pessoas diretamente (dentro da indústria). E outros 350 mil ao longo da cadeia de produção. Ao todo, o setor mantém 2 milhões de trabalhadores (+3,7% ante 2022).
SUPERMERCADO DO MUNDO
O Brasil se consolidou como o supermercado do planeta, informou Dornellas. Disse que o país já supera os Estados Unidos na venda de alimentos industrializados (em volume). Foram 72,1 milhões de toneladas a mais do que os norte-americanos –alta de 11,4% em relação a 2022.
As exportações somaram US$ 62 bilhões. As importações, apenas US$ 7,4 bilhões. O saldo da balança comercial foi de US$ 54,6 bilhões (55,3% do saldo total do país).
- alimentos mais vendidos – proteínas animais; produtos do açúcar; produtos de soja; óleos e gorduras; e sucos e preparações;
- maiores clientes – China, Estados Unidos, Indonésia e Índia.
Para continuar crescendo, o setor defende mais acordos comerciais, investimentos em portos e estradas. E a implementação da reforma tributária do consumo, que ainda aguarda a aprovação de projetos de leis complementares. “O Brasil precisa seguir estimulando essas reformas”, afirmou Dornellas.
Gustavo Bastos, presidente do Conselho Diretor, citou que o segmento de alimentos e bebidas é o maior setor industrial do Brasil: “Contribui expressivamente com o PIB, com seu faturamento”.
ALTA EM 2024
A Abia projeta alta nas vendas (em valores acima da inflação) de 2% a 2,5% neste ano.
O editor Douglas Rodrigues viajou a São Paulo a convite da Abia.