O 1º lote das vacinas contra a dengue será entregue ao Estado do Rio de Janeiro pelo Ministério da Saúde nesta 5ª feira (22.fev.2024). O público alvo são adolescentes de 10 a 14 anos, da região metropolitana 1 do Rio, que inclui a capital e municípios da Baixada Fluminense.
São 231.928 doses que serão enviadas à Central Geral de Armazenamento da Saúde do Estado.
Na 4ª feira (21.fev.2024), o governo estadual decretou epidemia de dengue no território fluminense. A medida foi tomada devido ao crescimento do número de casos da doença.
Outra ação anunciada foi a criação do Observatório Dengue RJ, que utiliza tecnologia de ponta e uma equipe técnica de plantão no CIS (Centro de Inteligência em Saúde), dedicada a monitorar, apoiar e dar respostas rápidas às emergências relacionadas à dengue nos 92 municípios do Estado. Essas ações fazem parte da 2ª etapa do Plano Estadual de Combate à Dengue.
Até o momento, o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde registra 53.400 casos prováveis da doença no Estado. A 5ª morte por dengue foi confirmada nesta 5ª feira (22.fev) no município de Barra do Piraí. Outras duas mortes ocorreram na capital, uma em Itatiaia e uma em Mangaratiba.