A deputada Carla Zambelli (PL-SP) protocolou o pedido de impeachment de Lula na Câmara dos Deputados nesta 6ª feira (23.fev.2024). O número de assinaturas mostrou que o grupo de congressistas de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encolheu desde que o petista assumiu seu 3º mandato.
Desde que começou a colher nomes para apoia o impeachment, Zambelli reuniu ao menos 140 assinaturas, conforme publicou na sua conta no X (ex-Twitter). No início do governo de Lula, metade da Casa Baixa era composta por opositores. O grupo encolheu com a liberação de emendas e a distribuição de cargos.
“Protocolamos o pedido de impeachment contra Lula e de ontem para hoje, mais quatro deputados pediram para assinar e terão seus nomes incluídos no pedido na segunda-feira, data marcada para o aditamento”, declarou Zambelli em seu perfil no X (ex-Twitter).
Se confirmados os quatro nomes, serão 144 assinaturas. Independente do número, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP – AL), é o único que pode tomar a decisão de dar andamento a abertura de um processo de impeachment.