O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) revelou, nesta 6ª feira (23.fev.2024), que as inscrições para o CPNU (Concurso Público Nacional Único) arrecadaram R$ 126.033.960,00. O valor excedeu os custos da implementação e realização da prova. “A prova já se pagou”, afirmou a ministra do MGI, Esther Dweck.
O maior número de inscrições no Enem dos Concursos é para os cargos de “nível médio”, que não requerem ensino superior. Ao todo, foram 700.029 inscrições para este bloco.
O cargo mais buscado é o de técnico em indigenismo, para a Funai (Fundação Nacional do Índio), com 323.250 inscrições confirmadas. Em seguida, vem o técnico em informações geográficas e estatísticas para o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Nordeste, com 316.543 inscritos.
Segundo Dweck, o resultado já era esperado. Afinal, existem mais pessoas com ensino médio do que graduadas no ensino superior.
“Agora, vamos esperar para ver se os inscritos nestes cargos, de fato, são de nível médio ou são de nível superior. Quando há essa troca de nível, os funcionários se frustram por não fazer o que estudaram na faculdade”, disse a jornalistas.
Dos 2,1 milhões de candidatos, 512 mil pessoas não efetivaram suas inscrições por pagamento da taxa ou por isenção. Ao todo, 76,2% confirmaram a realização da prova. Dweck comemorou o número: “historicamente, 60% dos inscritos efetivam suas inscrições nos concursos”, explicou.
Divisão
Do total de inscrições, 56% foram feitas por mulheres, enquanto 44% foram por homens. A ministra afirmou que, no funcionalismo público, os quadros de gênero se invertem.
“Esperamos que as coisas comecem a mudar a partir de agora”, afirmou no evento de divulgação dos números das inscrições do CPNU.
O número de solicitações para cotas é de 420.793 para pessoas negras e de 45.564 para pessoas com deficiência. Já as inscrições de cotas para indígenas somaram 10.444. Além disso, 54.219 inscritos confirmados solicitaram atendimento especial.
Os inscritos vêm de 5.555 municípios. O maior número de inscrições veio do Estado de São Paulo, com 228.452 candidatos.
A dianteira da porcentagem da população com mais de 18 anos que se inscreveu para o CNDU é do Distrito Federal, com 9,4%.
Depois, vem o Amapá, com 4,06% e Roraima, com 3,76%. Apesar de liderar no número total de inscrições, proporcionalmente à população, o Estado de São Paulo é o último nesta listagem, com 0,63% da população inscrita.
O Enem dos Concursos selecionará 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. A prova será aplicada em 220 cidades de todas as unidades federativas.