O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta 6ª feira (23.fev.2024) que o governo de Israel não faz apenas uma guerra contra os palestinos na Faixa de Gaza, mas comete genocídio na região. É a 1ª declaração do chefe do Executivo brasileiro em resposta às críticas feitas a ele pelo governo israelense ao longo da última semana.
“O que o governo de Israel está fazendo contra o povo palestino não é guerra, é genocídio, porque está matando mulheres e crianças. Não tente interpretar a entrevista que eu dei na Etiópia. Leia a entrevista ao invés de ficar me julgando pelo que disse o primeiro-ministro de Israel. O que está acontecendo em Israel é um genocídio. Não estão morrendo soldados. São mulheres e crianças dentro do hospital. Se isso não é genocídio, eu não sei o que é genocídio”, disse Lula durante o lançamento do edital cultural da Petrobras, em evento realizado no Rio.
No domingo (18.fev.2024), Lula disse que a operação militar israelense na Faixa de Gaza é comparável ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler na Alemanha nazista.
Em seu discurso, o petista reforçou a defesa de seu governo pela criação do Estado Palestino em harmonia com o Estado de Israel. Disse também que a ONU (Organização das Nações Unidas) não age de forma democrática ao criticar o poder de veto dos EUA no Conselho de Segurança.