O ministro do Turismo Celso Sabino apresentou, na 2ª feira (19.fev.2024), o 1º avião adesivado com a marca do programa Conheça o Brasil Voando, uma iniciativa do governo federal para incrementar o turismo local por meio de incentivos a viagens aéreas mais baratas. Sabino fez a apresentação em evento no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Como parte da iniciativa, companhias aéreas que participam do programa estão adesivando aeronaves com a marca da campanha, que divulga vários destinos brasileiros. Segundo a empresa aérea Latam, uma das formas de baratear o custo de viagens aéreas é incentivar os turistas a comprarem as passagens com antecedência. A companhia terá 15 aviões de sua frota com o adesivo da campanha.
Segundo o Ministério do Turismo, estão sendo adesivados 10% dos aviões de empresas aéreas parceiras, divulgando os atrativos e impulsionando as viagens. Além disso, no embarque de passageiros, será reproduzida uma gravação com informações sobre o programa e as condições mais facilitadas para a aquisição de passagens.
A expectativa do ministério, é que quem comprar passagem aérea com, pelo menos, 3 meses de antecedência, possa se deparar com preços mais competitivos. “Quem planeja, quem se organiza, viaja no Carnaval, viaja nas férias de julho e viaja nos feriados com passagens mais baratas”, disse o ministro.
O programa estabelece ainda o stopover nacional e internacional, serviço que proporciona ao usuário adicionar uma parada de até 2 dias em uma escala sem custo adicional. Segundo o Ministério do Turismo, a Latam anunciou que vai oferecer em breve stopover para 4 novos destinos: Belém (PA), Manaus (AM), Recife (PE) e Curitiba (PR).
Turismo internacional
Além do turismo nacional, Celso Sabino disse que o governo espera incrementar também o número de turistas estrangeiros. A expectativa é de que, em 2027, o país atinja a marca de 10 milhões de turistas estrangeiros anuais. Atualmente, o Brasil recebe cerca de 6 milhões por ano.
“Aqui, nós temos atrativos que competem de igual para igual e muitas vezes vencendo atrativos de turismo internacional. Nós temos praias no Nordeste que têm beleza muito superior às praias que muitos brasileiros buscam na República Dominicana ou em Cancún, no México”, declarou o ministro.
Azul
Ainda na 2ª feira (19.fev.2024), em Campinas (SP), o ministro apresentou o 1º avião adesivado da companhia aérea Azul. A aeronave, um A320 Neo, trouxe referências ao Pará, com elementos típicos da cultura do Estado, como o folclore; o búfalo da Ilha do Marajó e o açaí.
Segundo a companhia, o programa vai facilitar a compra de passagens aéreas com pelo menos 5 meses de antecedência e realizadas nos canais de vendas oficiais da Azul.
A empresa informou ainda que vai implementar stopover em cidades-chave como São Paulo e Brasília, permitindo adicionar mais uma cidade na mesma viagem.
Ao longo do ano, 10% da frota da Azul receberá um design especial, apresentando diferentes destinos brasileiros e promovendo o programa.
Voa Brasil
O ministro falou ainda sobre o programa Voa Brasil, que prevê passagens a R$ 200 para aposentados, pensionistas e estudantes de baixa renda. Segundo Sabino, esse programa deve ser lançado “até o final desse mês de fevereiro […] para atender a nossa melhor idade e também aos alunos do ProUni”.
Feirão
O ministro falou ainda que, de 17 a 19 de maio, será realizado um grande feirão nacional do turismo, com promoções de passagens e pacotes aéreos.
“Vai ser uma espécie de Black Friday fora de época, na qual as companhias aéreas estarão presentes, as grandes operadoras do Brasil e grandes agências de viagem estarão presentes, ofertando pacotes de viagem a preços promocionais, com condições de financiamento pelo Banco do Brasil e pela Caixa em até 60 meses”, disse.
Sabino declarou que o objetivo do governo é “vender tudo o que tiver do turismo, lotar os aviões e lotar as pousadas e os hotéis até o final do ano”.
Com informações da Agência Brasil.