Aitana Lopez, uma modelo criada com IA (inteligência artificial), tem mais de 200 mil seguidores no Instagram e assina contratos de U$ 1.000 com marcas. A “influenciadora virtual”, como é chamada, foi criada pela agência The Clueless, de Barcelona (Espanha), para contornar os preços cobrados em campanhas por influenciadores digitais humanos.
Além de Aitana, Noonoouri, Milla Sofia e Kuki são alguns dos novos influenciadores virtuais criados com IA generativa e técnicas de deep learning. A partir de comandos inseridos em redes neurais artificiais, empresas têm criado influenciadores hiper-realistas, atribuindo-lhes nome, personalidade, rotina e, claro, um perfil nas redes sociais.
Apesar de não terem o mesmo poder de conexão e engajamento com as audiências que os influenciadores digitais, esses personagens servem para diminuir custos e trabalhar estratégias de reconhecimento de marca.
Uma matéria do Financial Times analisou um anúncio feito pelo influenciador criado por IA, Kuki, para a marca H&M. A peça alcançou um público 11 vezes maior e reduziu em 91% o custo por pessoa que se lembra do anúncio, em comparação com o de uma campanha “tradicional”.
Com a rápida evolução de ferramentas de inteligência artificial generativa, diversos programas se tornaram acessíveis e até mesmo gratuitos aos usuários da internet. A DALL-E, da OpenAI, mesma empresa do ChatGPT, é uma versão capaz de criar imagens de pessoas em diferentes situações.
O Midjourney, o Crayion, o Dreamlike, o NightCafe e o DreamStudio são outras opções que usam diferentes tipos de tecnologia e oferecem níveis distintos de realismo. A variedade é sinal de um já vasto campo de possibilidades de ferramentas para criar influencers.
Como criar um influenciador com IA
O Poder360 simulou a criação de um influenciador digital usando inteligência artificial. A ferramenta escolhida para a demonstração é a RenderNet, da Walrus Tech Inc.
O RenderNet se propõe a criar “poses perfeitas” e “personagens consistentes”, ou seja, com o mesmo rosto. A aplicação oferece opções para criar fotos de pessoas que já existem em situações novas, ou criar uma pessoa a partir de uma descrição simples e aplicá-la em diferentes contextos. Leia como:
- Crie um login e uma senha em rendernet.ai
- No menu lateral direito, acesse a aba “Studio”
É possível escolher começar a partir de modelos ou das ferramentas ControlNet e Facelock.
- Modelos
O RenderNet oferece 42 estilos diferentes de imagem para criar um influenciador digital. Para isso, escolha 1 dos modelos e digite o comando desejado.
O modelo CyberRealistic é um dos que simulam pessoas reais. Com o comando “visão frontal de um homem moreno, cabelo liso, camisa da Adidas, bonito, selfie no espelho da academia, amanhecer, alta qualidade 8k”, os resultados obtidos foram os seguintes:
- Facelock
A ferramenta Facelock permite “congelar” a pessoa criada e colocá-la em diferentes situações. No exemplo abaixo, o comando foi para inserir o personagem posando para uma foto em Ouro Preto (MG).
Com outro comando, é possível inserir o personagem em um protesto contra a mudança climática em Paris (França). Dessa vez, os cartazes não foram escritos de maneira precisa pela IA. Veja:
- ControlNet
Já a ferramenta ControlNet permite usar uma imagem existente, de outra pessoa, por exemplo, para que a inteligência artificial crie imagens, até mesmo com o personagem criado por você. A ferramenta copia a pose a aplica em um contexto diferente.
No exemplo a seguir, a foto de referência foi do corredor de Fórmula 1 brasileiro, Ayrton Senna. Veja o resultado:
Esses e outros comandos podem ser usados para criar um personagem no Rendernet. A ferramenta também permite alterar os estilos, mesclar as ferramentas e ainda criar outros tipos de imagens que não de personagens.
Eis as imagens do personagem criado pelo Poder360 como teste:
Segundo a própria plataforma, a RenderNet tem uma comunidade ativa no Discord e no X (ex-Twitter). Composta por entusiastas da inteligência artificial, algumas criações e dicas são compartilhadas. Leia:
Eis mais um exemplo: