Telescópio da Nasa divulga imagens de 19 galáxias em alta definição

O telescópio James Webb, da Nasa, divulgou imagens em alta resolução de 19 galáxias espirais próximas à Via Láctea. O registro, divulgado na 2ª feira (29.jan.2024) dá novas pistas sobre a formação de estrelas e a evolução de estruturas galácticas. Veja as imagens aqui.

Os registros foram publicados por uma equipe de cientistas do programa PHANGS (Física em Alta Resolução Angular em Galáxias Próximas, na sigla em inglês), que atua em observatórios astronômicos pelo mundo. O projeto tem o apoio de mais de 150 astrônomos. 

A galáxia mais próxima das capturadas por Webb é a NGC5068. Ela fica a cerca de 15 milhões de anos-luz da Terra. A mais distante é a NGC1365, que está a cerca de 60 milhões de anos-luz. Um ano-luz diz respeito à distância que a luz percorre no período de 1 ano (cerca de 9,5 trilhões de km).

Segundo a cientista de projetos para iniciativas estratégicas do Instituto Espacial de Baltimore, Janice Lee, as novas imagens obtidas pelo Webb são extraordinárias. 

Copyright

Divulgação/Webb Space Telescope

Montagem mostra as 19 galáxias registradas pelo James Webb

“Elas são alucinantes, mesmo para pesquisadores que estudam essas mesmas galáxias há décadas. Bolhas e filamentos são detalhados nas menores escalas já observadas e contam uma história sobre o ciclo de formação de uma estrela”, explicou.

Apenas o telescópio James Webb, da Nasa, pode fornecer cenas altamente detalhadas de galáxias próximas numa combinação de luz infravermelha próxima e média. 

“Sinto que a nossa equipe está em um constante estado de emoção pela quantidade de detalhes que estão nestas imagens”, disse Thomas Williams, da Universidade de Oxford, do Reino Unido.

James Webb

O Telescópio Espacial James Webb é um observatório espacial desenvolvido pela Nasa para dar continuidade às descobertas do telescópio Hubble, lançado pela agência espacial em abril de 1990. Webb foi lançado ao espaço em 25 de dezembro de 2021.

Uma das principais missões do Webb é estudar algumas das estrelas e galáxias que iluminaram o universo logo depois do Big Bang, há 14 bilhões de anos. A Nasa apresentou a 1ª imagem feita pelo telescópio James Webb em 11 de julho de 2022.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.