O Brasil tem 38.927 pessoas que esperam por um transplante de rim. O apresentador de TV Fausto da Silva, conhecido como Faustão, era uma delas e conseguiu realizar a cirurgia na 2ª feira (26.fev.2024) devido ao agravamento de uma doença renal crônica.
O apresentador foi internado no domingo (25.fev) no Hospital Israelita Albert Einstein depois de ser informado pela CNT (Central Nacional de Transplantes) sobre a disponibilidade do órgão. A cirurgia aconteceu 6 meses depois de Faustão receber um transplante de coração por insuficiência cardíaca.
Fausto Silva era 1 dos mais de 24.000 pacientes homens que esperam por um transplante. Ele também integrava a lista dos mais de 14.000 pacientes que possuem mais de 50 anos. O transplante de rim é a cirurgia mais demandada no país, segundo dados do Ministério da Saúde.
Quando considera-se os transplantes de órgãos em geral, são 42.133 pacientes que esperam por uma cirurgia no país. O Estado de São Paulo lidera com 20.494 pessoas à espera, seguida por Minas Gerais (3.730) e pelo Paraná (2.411).
Para a realização do transplante, alguns fatores como: impossibilidade total de acesso para diálise, a idade do paciente e a compatibilidade com um doador são levados em conta. O SNT (Sistema Nacional de Transplantes) ainda reforça que nenhum paciente pode ser privilegiado.