PL deve comandar CCJ após disputa contra o Centrão

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) deve ser presidida pelo PL em 2024, apurou o Poder360. O partido tem a maior bancada da Câmara dos Deputados.

Os líderes se reuniram nesta 3ª feira (5.mar.2024) para definir os comandos das comissões. O principal partido de oposição não abriu mão no embate em torno da CCJ, que paralisou a definição das outras. Já a CMO (Comissão Mista de Orçamento) deve ficar com o PP.

O PT ficará com a comissão de Saúde, que tem o maior orçamento. O PSD ficou com a comissão de Minas e Energia, desejo da sigla para dialogar com a pasta do ministro Alexandre Silveira.

Na 4ª feira (6.mar), as comissões serão instaladas. Antes disso, deve ser realizada uma reunião para acordar outras comissões que ainda são alvos de embates, entre elas as comissões de Segurança Pública e de Relações Exteriores.

Em relação à CCJ, o PL inicialmente tentou emplacar a deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) para o comando da comissão, mas a congressista era vista como um nome radical por Lira e pelos partidos da base do governo.

O governo não queria que o partido rival assumisse a CCJ por receios de que a oposição travasse o andamento de pautas prioritárias no Congresso.

Mais cedo, Arthur Lira se reuniu com os líderes da Câmara e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na ocasião, o presidente da Câmara afirmou que queria uma definição ainda nesta 3ª (5.mar).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.