Ao menos 74% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras já utilizam inteligência artificial em alguma atividade profissional. É o que disse a Microsoft em um estudo em conjunto com a Edelman Comunicação.
Todo sistema de computador que imita funções cognitivas semelhantes às humanas, como aprendizado e solução de problemas, é considerado inteligência artificial de alguma forma. Eis a íntegra (PDF – 2 MB)
O cenário mostra que independente do porte da empresa, o uso da IA no dia a dia já faz parte da realidade do mercado. Ao menos 59% das empresas afirmaram terem avançado na adoção de IA em 2023.
Segundo o estudo, os investimentos na tecnologia cresceram 20% em 2023, na comparação com o ano anterior. Ficaram atrás apenas dos destinados à tecnologia de armazenamento em nuvem, que recebeu 56% do dinheiro destinado à inovação.
Quando o olhar se volta à empresas que nasceram no digital, a busca por avanço em tecnologia ficou 25% maior do que as que não são nativas da internet. O investimento, porém, acendeu um alerta à segurança cibernética.
Segundo a Microsoft, ao mesmo tempo em que os investimentos em tecnologia aumentaram, as soluções de segurança também estiveram em prioridade nas pautas. Ao menos 43% investiram em 2023 em segurança. O número em 2022 era de 39%.
As ameaças, relataram as empresas, ocorreram em 16% das companhias. Entre as medidas para evitar os ataques estão treinamentos, aquisição de tecnologia de segurança e contratação de especialistas externos.
“Quando uma tecnologia evolui, também surgem novas formas de ameaças cibernéticas e atuar na mitigação desses riscos precisa fazer parte das estratégias e investimentos das empresas”, disse a vice-presidente da Microsoft no Brasil, Andrea Cerqueira.
O estudo entrevistou 300 líderes de empresas com até 250 funcionários. Entre os cargos dos entrevistados estiveram donos ou sócios das empresas, gerentes, diretores e vice-presidentes.
Microsoft investe no Copilot
A Microsoft têm investido em inteligência artificial para empresas por meio do “Copilot”, IA generativa focada em liberar a criatividade e aprimorar habilidades profissionais, auxilia os funcionários na otimização de tempo.
“Copilot” é o aplicativo da Microsoft que usa IA para ajudar os usuários no desempenho de tarefas de desenvolvimento de texto, criação de apresentações e resumo da caixa de entrada e de e-mails e reuniões.