O Spotify disse que está planejando atualizar seu aplicativo em sistema iOS, da Apple, para começar a informar usuários da UE (União Europeia) sobre os preços de assinaturas. As informações foram dadas pela empresa em entrevista ao The Verge publicada na 3ª feira (5.mar.2024).
Atualmente, o aplicativo de streaming de música baixado em iPhones não apresenta os valores das assinaturas nem permite aos usuários contratarem o serviço pago. Quando o usuário vai à aba “Premium” do app, a seguinte mensagem aparece: “Não é possível fazer upgrade para o Premium pelo app. Foi mal por isso”.
A atualização mudará isso. Ela pretende informar os preços de cada plano e inserir link de direcionamento ao site do Spotify para os usuários poderem comprar um dos serviços. Segundo o The Verge, a proposta foi enviada à Apple e o streaming de música aguarda a aprovação da big tech.
O desenvolvimento da nova versão do aplicativo foi impulsionado pela decisão da Comissão Europeia de multar a Apple em € 1,8 bilhão.
A penalidade foi estabelecida na 2ª feira (4.mar) porque o bloco europeu avaliou que a empresa de tecnologia abusou de sua posição dominante no mercado de distribuição de aplicativos de streaming de música.
Segundo a comissão, a Apple restringiu desenvolvedores de aplicativos de música e os impediram de informar usuários do iOS sobre serviços de assinatura de música alternativos e mais baratos que são oferecidos fora da Apple Store, loja de aplicativos da big tech.
A UE começou a investigar a Apple em 2019, quando o Spotify acusou a empresa de cortar 30% das taxas de assinatura do aplicativo quando disponibilizado na App Store.
Segundo o serviço de streaming, a big tech também negou o direito de informar a seus usuários sobre novas atualizações do aplicativo.