O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, cobrou na noite desta 5ª feira (1º.fev.2024) uma regulamentação das redes sociais por parte do Congresso Nacional. Segundo ele, há a necessidade de uma regulamentação “em defesa da democracia”.
“Não há mais como se admitir que as redes sociais sejam uma terra de ninguém, sejam uma terra sem lei”, declarou o ministro durante a abertura da 1ª sessão de 2024 do tribunal.
O ministro ainda pediu a responsabilização por parte das big techs. “Eles devem ser responsáveis por aquilo que eles ganham frutos econômicos. Eles devem ser responsáveis por aqueles conteúdos que os seus algoritmos impulsionam, indicam, levam aos eleitores, às eleitoras, e, com isso, eles obtêm um ganho econômico”.
Moraes criticou as redes sociais pelo grande número de perfis inautênticos, pelo fato de as empresas não tirarem do ar imediatamente contas e conteúdos com discursos de ódio e discursos antidemocráticos, e por não comunicarem quando vídeos e áudios têm a presença de inteligência artificial.