O presidente da Argentina Javier Milei embarcou nesta 2ª feira (5.fev.2024) para uma série de visitas oficiais a outros países. Ele viajou na classe executiva de um avião comercial. Está acompanhando de uma delegação de somente 3 funcionários, incluindo sua irmã Karina Milei.
O libertário iniciará sua viagem desembarcando em Israel para encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Depois, vai a Roma, capital da Itália, para compromisso com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. Por fim, o líder argentino participará da canonização da 1ª santa argentina, a Mama Antula, e se reunirá junto ao papa Francisco no Vaticano.
A visita a Jerusalém está marcada desde a eleição do atual presidente argentino. Depois de confirmado o resultado do pleito, Milei foi convidado por Netanyahu para realizar visita ao país.
Por outro lado, o encontro do presidente argentino com o papa será realizado em circunstâncias diferentes. Durante a campanha, atual presidente direcionou insultos ao pontífice, o chamando de “imbecil que defende a justiça social” e “representante maligno”.
Enquanto isso, a Argentina passa pelo momento decisivo de aprovação da “Lei Ônibus”, proposta pelo governo de Javier Milei. Na 4ª feira (31.jan.2024), os deputados já aprovaram o pacote numa votação com 144 votos a favor e 109 contra. Nesta semana, votam os destaques do projeto.