O Spotify registrou 602 milhões de usuários ativos mensais no 4º trimestre de 2023, segundo balanço financeiro divulgado pela plataforma de streaming nesta 3ª feira (6.fev.2024). Eis a íntegra do relatório (PDF – 4 MB, em inglês).
O resultado representa um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2022, quando tinha 489 milhões de usuários ativos. Em comparação ao 3º trimestre de 2023, que teve 574 milhões, a alta foi de 5%.
Do total de usuários, 236 milhões são assinantes premium e 379 milhões têm acesso à plataforma com anúncios. Os resultados representam, respectivamente, um aumento de 15% e 28% em relação ao mesmo período de 2022.
O streaming de música teve ainda um prejuízo de € 75 milhões no 4º trimestre de 2023. A perda foi menor do que a registrada no mesmo período de 2022, quando a plataforma de streaming teve um prejuízo de € 231 milhões.
A receita anual aumentou 16% no período, arrecadando € 3,6 bilhões. A renda vinda de assinantes da plataforma teve alta de 17% na comparação anual e ficou em € 3,1 bilhões.
Já a receita com publicidade da empresa cresceu 12% no 4º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, totalizando € 501 milhões.
Para o 1º trimestre de 2024, a plataforma de streaming espera registrar € 180 milhões em lucro líquido e € 3,6 bilhões em receita. A expectativa da empresa também é que o total de usuários mensais ativos chegue a 618 milhões, sendo 239 milhões de assinantes premium.