O Walt Disney World e o governo da Flórida fecharam um acordo nesta 5ª feira (13.jun.2024) prometendo um investimento de até US$ 17 bilhões pela Disney. O negócio foi aprovado pelo conselho do Distrito de Supervisão de Turismo da Flórida Central, nomeado pelo governador Ron DeSantis (Republicano, de direita).
A disputa teve início quando a empresa se manifestou contra a lei estadual “Don’t Say Gay”. A lei, assinada pelo governador republicano em abril, proíbe discussões sobre orientação sexual e identidade de gênero em todas as escolas públicas da Flórida.
Depois de a Disney se opor publicamente ao texto, DeSantis tomou controle do distrito governante do parque por meio de uma manobra legislativa.
O acordo não só resolve o processo nos tribunais estaduais como também estabelece uma base para futuras colaborações. Entre os termos, a Disney se compromete a doar até 100 acres para infraestrutura e a priorizar empresas da Flórida em seus projetos de construção. Além disso, a empresa investirá no mínimo US$ 10 milhões em moradias populares na região.
Em troca, foi aprovada a expansão das operações da Disney, incluindo a possibilidade de um 5º grande parque temático.
Os executivos da empresa reagiram positivamente ao acordo. “Isso demonstra claramente ao mundo que o distrito e a Disney estão ansiosos para retomar o trabalho conjunto pelo grande estado da Flórida”, declarou Robert Earl, CEO da Planet Hollywood International.