Os acionistas da Tesla, reunidos em Austin, Texas (Estados Unidos), nesta 5ª feira (13.jun.2024), aprovaram um pacote salarial de US$ 56 bilhões para o CEO da montadora norte-americana, Elon Musk. O conselho da companhia defendeu que o empresário merece a mudança por ter alcançado os objetivos estabelecidos de valor de mercado, receita e lucratividade.
A decisão, anunciada pela Tesla, não só reafirma o apoio a Musk, mas também aprova a mudança da sede legal da empresa de Delaware para o Texas. O bilionário, que já havia expressado forte apoio às propostas, agradeceu aos acionistas em seu perfil no X (ex-Twitter).
“Ambas as resoluções dos acionistas da Tesla estão atualmente sendo aprovadas por amplas margens! Obrigado pelo seu apoio!!”, escreveu.
A aprovação se deu apesar da oposição de grandes investidores institucionais e de decisão judicial de Delaware em janeiro que invalidou o pacote, chamando-o de “inconcebível”. A batalha legal de Musk para reverter essa decisão continua em curso, com possíveis novas ações judiciais.
Recentemente, a Tesla enfrentou uma desaceleração nas vendas e lucros, com suas ações caindo quase 60% desde o pico em 2021. Controvérsias envolvendo Musk, como acusações de antissemitismo e xenofobia no X (ex-Twitter), o qual é dono, também impactaram a reputação e as vendas da companhia.