Ex-primeiro-ministro da Finlândia, Alexander Stubb foi eleito neste domingo (11.fev.2024) como o novo presidente do país, com 51,6% dos votos contra 48,4% de adversário Pekka Havisto, do partido Aliança dos Verdes.
A eleição de Stubb se dá menos de 1 ano depois de o país ingressar oficialmente na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) –bloco defendido pelo presidente eleito.
Stubb já defendeu em mais de uma ocasião o ingresso da Finlândia na organização. À época, quando o país se tornou o 31º a integrar o grupo, Haavisto era o ministro das Relações Exteriores.
O presidente eleito é a favor da cooperação com o grupo e deve permitir a entrada permanente de tropas da Otan na Finlândia e o transporte de armas nucleares no país.
Na Finlândia, a influência política da Rússia depois da 2ª Guerra Mundial é vista de forma crítica. Conforme a agência estatal alemã DW, o desejo de proteção pela aliança militar ocidental na Finlândia agora parece mais importante do que a antiga tradição de neutralidade.