A escritora mineira Adélia Prado, 88 anos, venceu o Prêmio Machado de Assis de 2024. Esta é a mais importante honraria da Academia Brasileira de Letras e uma das mais tradicionais do país. O anúncio foi divulgado na 6ª feira (21.jun.2024).
O prêmio celebra os mais de 20 livros publicados por Adélia, cuja escrita é construída entre a prosa e o verso, poetizando temas do cotidiano, da religiosidade e do feminino. Em um artigo publicado no Jornal do Brasil, em 1975, Carlos Drummond de Andrade a descreveu escritora como “lírica, bíblica e existencial” e disse que ela “faz poesia como faz bom tempo”.
Considerada uma das principais escritoras brasileiras, Adélia Prado escreveu os primeiros versos aos 15 anos. Depois de alguns anos de ausência, prepara-se para lançar uma obra ainda em 2024, com o título provisório de “Jardim das Oliveiras”.
O Prêmio Machado de Assis será entregue em 19 de julho –data de aniversário da Academia Brasileira de Letras.
Batizado em homenagem a um dos fundadores da instituição, o escritor Machado de Assis, o prêmio é distribuído desde 1941. No ano passado, a premiada foi a escritora Marina Colasanti. Adélia Prado é a 11ª mulher laureada.
Com informações da Agência Brasil.