Uma intervenção artística ergueu nesta 3ª feira (25.jun.2024) um inflável em formato de onda em frente ao Museu Nacional da República, em Brasília. A obra, intitulada “O Tsunami de Plástico” é feita inteiramente de plástico descartado e alerta para a poluição do material nos oceanos.
A iniciativa faz parte do projeto Maré de Mudanças da ONG (Organização Não Governamental) Reinventando Futuros em parceria com o artista e ativista paulistano Mundano. Está aberta a visitação até 5ª feira (27.jun).
O material usado na estrutura foi recolhido por catadores ligados aos coletivos Flutua e Pimp My Carroça. Cerca de 90% do material reciclado no Brasil é coletado por esses profissionais, segundo a iniciativa.
Todo ano cerca de 325 mil de toneladas de plásticos chegam aos oceanos, informou.
Veja abaixo imagens da intervenção artística:
APOIO A PL
A iniciativa também pede o apoio ao PL (projeto de lei) 2.425 de 2022, conhecido como “oceano sem plástico”, que cria regras relativas à economia circular do material. O texto tramita no Senado.
A proposta também propõe incluir catadores de resíduos sólidos no Programa Federal de Pagamento por Serviços Ambientais.
O projeto é de autoria do ex-presidente da Petrobras Jean Paul Prates (PT-RN) e está em tramitação na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).