A alta rotatividade de jovens por falta de alinhamento cultural com empresas abriu brecha para a criação da Networkme: startup recém-chegada no Brasil, criada para facilitar o encontro de estudantes do ensino superior e o mercado de trabalho.
A marca já atua em Portugal, Espanha e Reino Unido. Facilitou a carreira de 65.000 estudantes no exterior. No Brasil, pretende alcançar 300 mil alunos até o fim de 2024. A startup atende empresas educacionais e não cobra tarifa aos estudantes.
A plataforma da Networkme descreve o perfil dos futuros profissionais a partir de perguntas pré-estabelecidas sobre personalidade, lógica e cultura. Aponta pelas informações a empresa com maior probabilidade de “match” e designa melhores qualificações para o currículo, desenhadas a partir do objetivo do estudante.
No campo do empreendimento, fica responsável pelo encontro do estagiário ideal e a criação de um perfil bem estruturado para atrair pessoas com valores alinhados aos da empresa. Em Portugal, tem clientes como a L’Oreal, Nestlé e Microsoft.
É como um marketplace, explica o head da empresa no Brasil, Luciano Cacace. Desde que chegou ao país (em abril de 2024), a empresa fechou parceria com o grupo Ânima Educação e a ESPM.
“[Cada estudante] tem seu talentscore, que dá match com as empresas que procuram pessoas com as qualificações definidas naquele perfil. O aluno que não alcança o talentscore da empresa desejada, recebe recomendações de estudos da plataforma para aperfeiçoar sua carreira”, explica.
A Networkme tem parcerias com empresas que oferecem cursos de qualificação profissional. De línguas a atividades que melhorem o pensamento crítico do estudante.
Cacace explica que no Brasil está em negociação a implementação de conteúdos na plataforma, apesar de a empresa estar discutindo reaproveitar material internacional. A única adaptação do sistema ao país se deu para abarcar os jovens aprendizes.
“O nosso foco é diminuir a frustração de um jovem que entrou numa grande empresa, mas que não teve fit cultural. A empresa erra muito e os jovens erram também ao escolher as empresas. Queremos evitar isso”, contou.
Sobre a Networkme
A Networme foi fundada em 2020 pelo brasileiro Felipe Vieira (CEO) e o português Marcelo Manteigas (CTO). O serviço de conectar estudantes a empresas a partir do perfil comportamental e de habilidades técnicas, recebeu um aporte de cerca de R$ 3,5 milhões para dar início às operações no Brasil. Chegou em março em terras brasileiras e iniciou os trabalhos em abril.
Raio-x
- sede da empresa: São Paulo (SP);
- número de funcionários no Brasil: 15 pessoas;
- valor do serviço: de R$ 60 mil a R$ 250 mil anualmente;
- natureza jurídica: LTDA.