O presidente do PP (Partido Progressistas), senador Ciro Nogueira (PI), chamou no sábado (29.jun.2024) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 78 anos, de “Biden da Silva” em referência ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (democrata), de 81 anos. Afirmou que a “perda de contato” do petista com a realidade “só aumenta”.
O presidente norte-americano tem apresentado sinais de confusão. O desempenho do democrata no 1º debate presidencial na 5ª feira (27.jun) contra o ex-presidente e seu principal adversário, Donald Trump (republicano), foi visto como ruim e criou uma pressão interna no partido para que ele desista de tentar a reeleição em novembro deste ano.
“Como disse o NYT [The New York Times] sobre o outro Biden, seu tempo passou”, declarou o senador sobre Lula. Segundo o congressista, cada vez que o presidente brasileiro fala, “o Brasil se espanta e não reconhece” quem um dia ele foi.
A presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), deputada Gleisi Hoffmann (PR), respondeu neste domingo (30.jun) que não adianta “bolsonaristas” ficarem “assanhados” com a política dos EUA.
“O tempo dele [Lula] não passou, não, Ciro Nogueira. Não crie ilusões, porque o tempo da democracia, da verdade e da justiça nunca passa”, disse.
A congressista ainda disse que não adianta os “bolsonaristas” torcerem pela vitória de Trump, “do mesmo jeito que torceram pelo golpe do brucutu na Bolívia”.
Na 4ª feira (26.jun), militares tentaram dar um golpe de Estado e tirar o presidente Luis Arce (Movimiento al Socialismo, esquerda), mas foram frustrados.