Um israelense de 84 anos teve seu veículo atacado no sábado (29.jun.2024) ao dirigir na cidade palestina de Qalandiya, na Cisjordânia. Vídeos publicados nas redes sociais mostram pessoas atirando objetos contra o carro enquanto tenta fugir.
Segundo a emissora de rádio estatal de Israel, a Kan, o homem ficou levemente ferido. As forças de segurança palestinas o levaram para um posto de controle do FDI (Forças de Defesa de Israel), que o encaminharam ao hospital Sharee Zedeck, em Jerusalém.
O motorista entrou na cidade palestina para reabastecer o carro. De acordo com informações do jornal The Times of Israel, ele se feriu ao tentar escapar e colidir contra uma parede de concreto.
Assista:
⚠️ *JEW ATTACKED AFTER ACCIDENTALLY ENTERING ARAB VILLAGE:* Saturday night, a Jew who accidentally entered Qalandiya was attacked by an Arab mob that attempted to lynch him.
As he drove into the area, a large number of Arabs began chasing him and throwing stones at his vehicle pic.twitter.com/DglFlvqoR1
— (((IsraelMatzav))) (@IsraelMatzav) June 30, 2024
The car of the Jew who accidentally entered Qalandia was set on fire. רכבו של היהודי שנכנס בטעות לקלנדיה, הוצת. pic.twitter.com/PAZkT3z9cY
— Rat Bastard (@RRespawned) June 29, 2024
A cidade de Qalandiya é um território sob controle oficial das autoridades palestinas. É proibido que cidadãos israelenses circulem nessas áreas.
O território conta com o principal posto de controle das FDI entre o norte da Cisjordânia e Jerusalém. Antes da guerra com o Hamas, o local era frequentemente usado para manifestações contra a ocupação israelense. O ponto é usado para controlar o acesso palestino a Jerusalém Oriental e Israel, segundo o Centro Israelense de Informação para os Direitos Humanos nos Territórios Ocupados, o B’Tselem.
Eis o posto de controle de Qalandiya (marcado com o pin vermelho):