O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 2ª feira (1º.jul.2024), em tom de brincadeira, que está “de olho” no ministro da Casa Civil, Rui Costa, para que ele não desvie as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a Bahia. Costa foi governador do Estado de 2015 a 2022.
“Governar agora, com o Jerônimo [Rodrigues] no governo e o Rui Costa na Casa Civil, eu fico sempre de olho para o Rui Costa não desviar todas as obras para a Bahia”, disse em entrevista à Rádio Princesa. “Ele tem que lembrar que tem 27 Estados”.
Lula declarou gostar muito do povo baiano e ter certeza que também gostam dele: “Onde eu chego que tem um baiano, a 1ª coisa que eles falam: Lula, eu sou da Bahia, Lula, meu filho fez um ProUni, está num instituto federal. Isso que dá alegria da gente governar”.
A Bahia é o Estado que mais teve projetos aprovados na nova fase do Novo PAC. Foram enviados recursos federais para 716 obras e equipamentos, ou seja, 10,5% de todos os empreendimentos selecionados. Na 1ª fase do PAC Seleções, foram contemplados 6.778 projetos.
No 3º mandato do presidente Lula, o PAC é coordenado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Petista histórico, ele foi governador da Bahia por 2 mandatos. O atual governador baiano é Jerônimo Rodrigues (PT), aliado que chegou ao cargo pelas mãos do hoje ministro.