A IA (inteligência artificial) está se tornando uma peça importante no mundo dos esportes, proporcionando novas experiências aos torcedores e revolucionando a forma como os eventos esportivos são consumidos e analisados.
Um estudo da IBM realizado em maio de 2024 contou com a participação de mais de 18.000 fãs de esportes em 10 países e revelou que 50% dos entrevistados veem a IA como um potencial transformador para o setor esportivo.
A pesquisa aponta que, embora 64% dos fãs ainda prefiram assistir a eventos esportivos por meio da televisão tradicional ao vivo ou serviços de streaming, há um aumento no uso de dispositivos móveis e plataformas digitais, especialmente entre o público mais jovem. Isso reflete uma demanda por conteúdo mais curto e personalizado.
Entre os fãs mais jovens, de 18 a 29 anos, 58% mostraram entusiasmo pela tecnologia de IA. Esses fãs também são mais propensos a usar smartphones ou tablets para assistir a eventos esportivos e recorrer a uma “segunda tela” para uma experiência melhor. Além disso, 56% de todos os fãs utilizam mídias sociais para acessar conteúdo adicional sobre esportes, buscando destaques em vídeo e análises pós-jogo.