A Volvo Car Brasil anunciou na 4ª feira (3.jul.2024), que passará a cobrar por recargas em sua rede de eletropostos a partir de 10 de julho. Só serão cobrados os consumidores que possuem carros elétricos de outras montadoras, que representam 75% das recargas feitas nos eletropostos da companhia sueca. Os clientes da Volvo seguem com acesso gratuito ao serviço de recarga.
A tarifa cobrada será de R$ 4,00 por kWh, além de uma taxa de conectividade de R$ 2,50, cobrada no início da recarga. A Volvo também começará a cobrar uma taxa de ociosidade de R$ 5,00 por minuto que o carro permanecer conectado mesmo após atingir a carga completa.
Os usuários terão 15 minutos de tolerância para desconectar o veículo, dessa forma, a taxa será cobrada a partir do 16º minuto depois da carga completa. A taxa de ociosidade será cobrada de todos os usuários, mesmo os clientes da Volvo, e será só para os carregadores rápidos em rodovias.
Os clientes da Volvo podem consultar quais carregadores passarão a ter cobrança no aplicativo Volvo Car Eletropostos.
Segundo o presidente da companhia no Brasil, Marcelo Godoy, a medida visa colaborar com o “amadurecimento” da infraestrutura de atendimento aos veículos elétricos no país.
“Ajudamos a pavimentar a eletrificação no Brasil e é gratificante acompanhar a consolidação crescente desse projeto que vai muito além da nossa marca. Com isso, é esperado que a infraestrutura para atender os veículos elétricos amadureça cada vez mais”, disse.
Em comunicado, a Volvo informou que os números alcançados até hoje pela companhia colaboraram para a decisão de cobrar pelo serviço de recarga. Em 2022, a empresa anunciou o investimento de R$ 70 milhões para a implementação de 101 eletropostos rápidos em rodovias. Destes, 52 foram instalados e totalizam 19.000 km de estradas e 37 rotas conectadas.