O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu, na manhã desta 6ª feira (5.jul.2024), as recentes comparações feitas entre ele o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (democrata). O petista tem tido a vitalidade questionada para as eleições de 2026, já que ao final de uma eventual reeleição terá a mesma idade do norte-americano, 81 anos, ao fim do mandato, em 2030.
“Esses dias estou vendo vários artigos de colunista dizendo que o ‘Lula está cansado’ por causa do Biden nos Estados Unidos. Todos que acham que eu estou cansado, eu convido a fazer uma agenda comigo durante o meu mandato”, disse.
Ele citou os diferentes lugares por onde passou nesta semana e provocou os críticos. “Se aguentar levantar 5h da manhã e dormir 0h todo dia, aí pode dizer que estou cansado. Quero ver se quem fala que estou cansado e que está sentado com a bunda na cadeira escrevendo tem coragem de levantar e de ir para a rua para andar”, afirmou.
Assista a partir de 1h16m50s:
O paralelo começou a ser feito após o mau desempenho de Biden contra Donald Trump (republicano) em debate realizado no dia 27 de junho. O presidente dos EUA tem sido pressionado a desistir da candidatura pelos próprios aliados que duvidam de seu vigor físico e boa capacidade cognitiva para derrotar Trump.
Lula pediu para que quem tiver dúvidas sobre sua energia, pergunte para a sua mulher, Rosângela Lula da Silva, a Janja. “Ela é testemunha ocular. Quando falo que tenho 70 anos de idade, energia de 30 e tesão de 20, estou falando com conhecimento de causa.”
As declarações foram feitas ao final do discurso de Lula em Osasco (SP), onde inaugurou um novo edifício acadêmico e administrativo da EPPEN (Escola Paulista de Política, Economia e Negócios), no Campus Osasco da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).