Plataformas internacionais de jogos online, conhecidas como “bets”, têm usado sites do governo e de instituições oficiais para alcançar usuários do Google. Na página de pesquisa, é possível encontrar vários links de sites de apostas vinculados às contas brasileiras. Ao clicar no anúncio, o usuário é redirecionado a página dos jogos.
Uma das bets que utiliza a estratégia é a plataforma “rico 33”. Na manhã desta 2ª feira (8.jul.2024), o Poder360 encontrou o link do jogo vinculado aos sites do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), UFRJ (Universidade do Rio de Janeiro), Governo do Mato Grosso e Prefeitura do Recife.
Além de aparecer mais vezes ao usuário, a invasão dos sites oficiais cria credibilidade virtual às bets que utilizam da estratégia, já que os perfis das instituições possuem confiabilidade do usuário.
VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO SE TORNAM ALVO
Outro alvo da apropriação são os veículos de imprensa. Jornais como Estado de Minas, Metrópoles, Gazeta Esportiva e Terra também aparecem no Google com os seus sites vinculados à bet “rico 33”.
O Poder360 entrou em contato com o Gabinete de Segurança Institucional do governo para entender quais as medidas de cibersegurança estão sendo adotadas para proteger os sites oficiais da invasão. Até o momento não houve resposta. O espaço segue aberto para manifestação.