O ataque de mísseis de cruzeiro da Rússia contra a Ucrânia, nesta 2ª feira (8.jul.2024), matou, pelo menos 29 civis em todo o país, segundo autoridades ucranianas. O principal alvo da investida foi um hospital infantil na capital Kiev. De acordo com a AP, as equipes de resgate ainda buscam por pessoas nos escombros e não há informações sobre o número de mortos no local.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro) disse em publicação na rede social X (antigo Twitter) que “é importante que o mundo não fique calado agora e que todos vejam o que a Rússia é e está fazendo”.
Veja vídeos e imagens do ataque ao hospital:
Assista (1min10s):
O Hospital Infantil Ohmatdyt é o maior da Ucrânia. Nele, são realizadas mais de 10.000 cirurgias anualmente, segundo informações oficiais em seu site. Cerca de 20.000 pessoas são atendidas pela instituição desde 1894, ano de sua fundação. De acordo com Zelensky, o Ohmatdyt é “um dos hospitais infantis mais importantes não só da Ucrânia, mas da Europa”.
Desde 2022, início da guerra no país, o hospital tem suas operações comprometidas. Ao longo dos últimos 2 anos, foi atingido por ataques de foguetes russos e utilizado como refúgio contra investidas de Moscou.