Na tarde da 2ª feira (8.jun.2024), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apresentou a mais de 160 representantes de veículos de comunicação o projeto técnico de divulgação dos resultados das eleições municipais de 2024, cujo 1º turno está marcado para 6 de outubro. A participação de entidades interessadas em divulgar os resultados está estabelecida no artigo 218 da resolução do TSE 23.736 de 2024, que dispõe sobre os atos preparatórios para o pleito.
Na reunião de 2ª feira, o titular da Setot (Seção de Totalização e Divulgação de Resultados) do TSE, Alberto Cavalcante, apresentou o funcionamento do projeto, a logística da totalização e as inovações sobre a divulgação dos resultados a partir do término da votação no dia do pleito. Segundo ele, o encontro inaugura o contato do TSE com os veículos para prestar suporte técnico e esclarecimentos sobre a divulgação dos dados.
Além da parte normativa e operacional da totalização dos votos, foi mostrado também o modelo de arquivo de divulgação, que, agora, será integrado, unificado por município e por zona eleitoral –uma novidade em relação às últimas eleições. Depois da apresentação dos meios e formatos eletrônicos que serão utilizados no pleito, a reunião foi aberta para tirar dúvidas.
O próximo encontro será em 5 de agosto, às 16h.
Trabalho conjunto
Emissoras de TV e de rádio, portais de internet e outras mídias poderão informar à população, em tempo real e a partir do encerramento da votação, os votos recebidos por cada candidato aos cargos de prefeito e vereador. As informações ficarão disponíveis em nuvem.
Os interessados em compartilhar as informações no dia da eleição devem verificar as normas contidas nos artigos 216 a 221 da resolução do TSE 23.736 de 2024.
Simulação
O Tribunal divulgará posteriormente um link para acesso aos arquivos do simulado que será feito com as entidades e os veículos, previsto inicialmente para setembro. As informações sobre esse evento também estarão disponíveis no site.
O simulado poderá ser testado durante alguns dias e só representantes dos veículos de comunicação cadastrados poderão verificar o funcionamento dos próprios sistemas. Arquivos brutos serão disponibilizados pelo TSE às instituições para que sejam analisados e trabalhados em softwares, cuja escolha fica a critério dos usuários.
Mais informações
Todas as informações sobre o assunto também podem ser consultadas no Portal do TSE, em página específica, que é o canal de comunicação principal com as instituições interessadas em transmitir os resultados das eleições de outubro.
Dúvidas sobre o tema também podem ser enviadas para o e-mail [email protected].
Com informações do TSE.