Um homem da Pensilvânia (EUA) disse à emissora de televisão BBC que viu o responsável pelo ataque a tiros sofrido pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump (Partido Republicano), de 78 anos, subir em um telhado e tentou alertar a polícia. A testemunha era parte de um grupo que estava fora do local em que o republicano discursava em Butler (Pensilvânia), no sábado (13.jul).
“Notamos o homem rastejando no estilo militar, você sabe, rastejando como um urso pelo telhado do prédio ao nosso lado, a 15 metros de nós”, declarou. “Ele [o atirador] tinha um rifle. Podíamos vê-lo claramente com um rifle”, afirmou, acrescentando ter avisado sobre a situação a policiais que estavam perto de seu grupo. Segundo ele, os agentes pareciam confusos.
A testemunha contou o que ocorreu depois de ter avistado o atirador e falado com a polícia: “Estou pensando comigo mesmo: ‘Por que Trump ainda está falando? Por que não o tiraram do palanque?’ Estou ali, apontando para ele [atirador] por 2, 3 minutos, o Serviço Secreto olha para nós do alto de um celeiro. Estou apontando para aquele telhado, simplesmente parado ali. A próxima coisa que se percebe são 5 tiros”.
Segundo o homem, os agentes do Serviço Secreto “provavelmente” não viram para o que ele e seu grupo apontavam. Questionado sobre o que viu depois que os tiros foram disparados, a testemunha respondeu: “O Serviço Secreto explodiu a cabeça dele [do atirador]. Eles subiram no telhado, apontaram as armas para ele e se certificaram de que estava morto”.
Assista a entrevista da testemunha:
this BBC interview with a guy outside the security perimeter who claims he saw the shooter before he fired is absolutely wild pic.twitter.com/vJpKZTxSAe
— Warren Sharp (@SharpFootball) July 13, 2024
Ao discursarem Butler, Trump foi atingido de raspão na orelha direita por um tiro. O ex-presidente norte-americano está bem. Ele foi levado ao hospital, teve alta cerca de 3 horas depois de dar entrada e já voltou para Nova Jersey.
O atirador foi identificado pelo FBI (Federal Bureau of Investigation) como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos. O órgão classificou o ato como uma tentativa de assassinato e disse trabalhar para determinar a motivação. Uma pessoa que estava na plateia também morreu.
Em seu perfil na plataforma Truth Social, Trump afirmou que percebeu o que estava acontecendo quando viu que estava sangrando. “Sabia de imediato que algo estava errado quando ouvi o zunido, os tiros, e imediatamente senti a bala rasgando a minha pele”, afirmou.
Assista ao momento em que Trump é ferido (56s):
Leia mais:
- Trump é alvo de ataque a tiros nos EUA
- Senti a bala rasgando minha pele, afirma Trump
- Veja o momento em que Trump é atingido
- Atirador estava em telhado; assista ao vídeo
- Saiba de onde partiu o tiro que acertou Trump
- Veja vídeo de agentes reagindo contra atirador
- Atirador em comício de Trump foi morto
- FBI identifica atirador: Thomas Matthew Crooks
- Biden diz que reza por Trump e condena “violência”
- Líderes mundiais condenam ataque a Trump
- Lula chama atentado nos EUA de “inaceitável”
- Bolsonaro presta solidariedade a Trump: “Nos veremos na posse”
- Apoio totalmente Trump, diz Musk após atentado
- OPINIÃO: Marcelo Tognozzi | Trump é um sobrevivente
- OPINIÃO: Mario Rosa | Atentado a Trump é bofetão nos “salvadores da democracia”
- OPINIÃO: Ricardo Melo | Tiro em Trump é a “facada de Bolsonaro”