O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), utilizou aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) para viajar a Salvador, Rio de Janeiro e Campinas, durante o Carnaval.
A utilização das aeronaves foi justificada por questões de segurança. Lira informou previsão de levar 8 passageiros às capitais da Bahia e do Rio entre 9 a 11 de fevereiro.
Lira utilizou a aeronave oficial para ir de Brasília a Salvador em 9 de fevereiro (6ª feira), depois do encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir a relação do Executivo com o Legislativo.
Na capital baiana, participou de um almoço com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), o seu favorito para a sucessão como presidente da Câmara.
À noite, Lira foi fotografado no bloco Vumbora, que faz circuito Barra-Ondina e tem como atração o cantor Bell Marques. Ele foi convidado por Elmar para uma festa em Salvador, chamada de “Elmar Folia” por convidados.
Em 11 de fevereiro (domingo), o presidente da Câmara utilizou uma aeronave da FAB para ir de Salvador ao Rio de Janeiro. Lá, ele participou do desfile da escola de samba Beija-Flor, que homenageou Maceió na apresentação depois de receber 8 milhões de reais de patrocínio da cidade.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) criticou Lira na oportunidade, chamou a atitude de desumana e cruel e disse que “merece nota zero em todos os quesitos“.
Por fim, o presidente da Câmara foi para Campinas em 12 de fevereiro (2ª feira), desta vez com previsão de levar 5 passageiros na aeronave da FAB.