Chuvas deixam pelo menos 3 mortos no Rio de Janeiro

As fortes chuvas que caíram no Rio de Janeiro na noite de 4ª feira (21.fev.2024) provocaram ao menos 2 mortes, segundo a Defesa Civil. A Baixada Fluminense foi a região mais afetada por inundações. 

As autoridades registraram as mortes em Japeri (2), na baixada, e na Barra do Piraí (1), no sul fluminense. A Secretaria Estadual de Defesa Civil já realizou mais de 130 atendimentos relacionados às chuvas desde feira (21.fev).

A Secretaria de Desenvolvimento Social segue trabalhando com as prefeituras contabilizando as pessoas que estão desabrigadas, desalojadas e que necessitam de ajuda imediata.

As secretarias de Defesa Civil, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Inea-RJ (Instituto Estadual do Ambiente), Infraestrutura e Obras Públicas e Cidades estão com equipes nos locais atingidos, realizando o levantamento e o monitoramento dos estragos e verificando quais serviços serão necessários para a recuperação das áreas atingidas. A determinação foi dada pelo governador Cláudio Castro (PL).

O governador do Rio de Janeiro declarou em seu perfil no X (ex-Twitter) que está acompanhando as ocorrências resultantes das chuvas da última noite (22.fev). Segundo ele, a região de Nova Iguaçu foi a mais afetada e 90 bombeiros estão atuando no local. O governador diz estar oferecendo todo o suporte ao município.

Nas redes sociais, circula um vídeo de moradores salvando uma família da enchente que atingiu Nova Iguaçu. Na gravação, um jovem resgata uma mulher e sua filha momentos antes do carro em que estavam ser levado pela correnteza. 

Moradores compartilharam nas redes registros das inundações que atingiram o município. Internautas criticam falta de saneamento básico e risco de agravamento da situação da dengue.

O governo do Estado informou que o Rio ainda está sob alerta para as fortes chuvas. Segundo o Cemaden-RJ (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), municípios como Nova Iguaçu, Queimados, Paracambi, Mendes e Barra do Piraí estão com alto risco de inundações, enxurradas e alagamentos. Japeri, Rio de Janeiro, Belford Roxo, Porto Real e Engenheiro Paulo de Frontin também estão sob risco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.