Um em cada 5 alunos estuda em tempo integral, diz censo escolar

O Brasil conta com 21% dos estudantes da educação básica matriculados em escolas de tempo integral. A informação consta no Censo Escolar 2023, divulgado nesta 5ª feira (22.fev.2024) pelo MEC (Ministério da Educação). O valor corresponde a 9,9 milhões de matrículas na modalidade de ensino.

O número está próximo da meta do PNE (Plano Nacional da Educação), que busca atingir 25% dos alunos até o fim de 2024. Em julho de 2023, o MEC iniciou o programa Escola em Tempo Integral para incentivar a permanência dos estudantes na escola por tempo igual ou superior a 35 horas semanais uma média de 7 horas por dia.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o governo federal já aplicou R$ 4 bilhões no projeto para estimular esse tipo de matrícula.

Em 2022, o número de matrículas em tempo integral correspondia a 18,5% do total. Em 2019, ano pré-pandemia, o índice era de 14,9%.

A maior parte dos alunos nessa modalidade de ensino está no ensino infantil: 31,3% dos alunos ficam mais de 7 horas por dia nas escolas ou creches. O grande foco do governo federal com programa, o ensino médio, registra uma taxa de 21,9%. Em 2022, eram 20,4%.

“Garantir a escola de tempo integral é garantir a permanência do jovem na escola, a atratividade da educação para esse jovem. […] Não queremos deixar ninguém para trás, queremos reverter essa tendência de insucesso na trajetória da educação. Para isso, precisamos dessas escolas atrativas, conectadas, que garantam a permanência do jovem”, afirmou Camilo a jornalistas.

Sucesso do ensino profissionalizante e crise do EJA

Ao todo, o país registrou 47,3 milhões de matrículas no ensino básico em 2023, o que reúne alunos do ensino infantil ao ensino médio. Em comparação com 2022, o número não apresentou variação significativa.

São 178.500 escolas distribuídas em todo o território nacional para atender a esse público.

A modalidade de ensino que apresentou a principal alta de matrículas foi a profissionalizante. Segundo o censo escolar, 2,4 milhões estudantes aderiram a essa etapa de formação em 2023 – um salto de 12% diante dos dados de 2022.

Para Santana, o desafio do país está em garantir que o ensino profissionalizante seja realizado junto com o ensino médio, e não posteriormente.

“O MEC tem discutido uma nova política ousada para induzir a ampliação da matrícula em tempo profissionalizante concomitante, isto é, integrada ao ensino médio. Queremos estimular que essa especialização se dê durante esse período, e não que o estudante precise terminar o ensino médio para depois se especializar, como faz a maioria hoje”, declarou.

Ao mesmo tempo, o ministro avalia que a EJA (Educação de Jovens e Adultos) representa um “grande desafio” para a educação brasileira. A modalidade contempla estudantes que não completaram o ciclo de educação na idade certa e desejam recuperar o estudo perdido de uma forma mais prática e encurtada.

Em 2023, as matrículas da modalidade caíram 184.613, uma média de 6,65%. O número de alunos na modalidade cai desde 2018.

“Estamos atuando em articulação com outros ministérios para garantir as políticas necessárias de qualificação profissional dessas pessoas no Brasil. Temos em frente um desafio enorme pelos números colocados, mas estamos trabalhado para reverter essa trajetória. O programa de alfabetização na idade certa, a escola em tempo integral, são todos projetos para reduzir a evasão, o abandono e esse insucesso na trajetória escolar lá na frente”, disse Santana.

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