O Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) prorrogou para 10 de março as inscrições para a 2ª edição do Elas Exportam, programa de mentorias que busca aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior. As inscrições encerravam inicialmente na última 6ª feira (23.fev.2024). As inscrições são via formulário.
A 2º edição do Elas Exportam terão 30 duplas, com foco em setores em que as mulheres já estão mais presentes, como higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, vestuário e têxtil. As empreendedoras selecionadas terão encontros durante o 1º semestre de 2024, com mentorias individuais, sessões coletivas de oficinas e seminários.
A ideia é que cada dupla seja composta, de um lado, por empresárias experientes em comércio exterior, e, de outro, empresas lideradas por mulheres que pretendem começar a exportar. A composição das duplas será definida por equipes técnicas do Mdic e da ApexBrasil, que farão cruzamento dos dados das mulheres participantes.
Segundo a Secretaria de Comércio Exterior do Mdic, só 14% das empresas exportadoras brasileiras possuem preponderância feminina em seus quadros societários.
Para participar, as candidatas mentoradas devem se enquadrar nas seguintes condições:
- pertencer obrigatoriamente aos setores selecionados (higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, vestuário e têxtil);
- ser proprietária, fundadora ou ocupar cargo de liderança em empresa que tenha produto ou serviço com potencial de exportação;
- ter CNPJ ativo.
Para ser mentora, as candidatas devem ter experiência em comércio exterior, além de serem proprietárias, fundadoras ou ocuparem cargo de liderança em empresa, com CNPJ ativo e exportação de produtos ou serviços próprios. Empresas de consultoria não serão admitidas.
Na seleção das mentoras, não haverá restrição para seleção de empreendedoras provenientes de outros setores. No entanto, aquelas que possuírem atuação ou experiência nos setores abarcados pelo programa receberão pontuação extra, conforme edital.
O programa tem como objetivo aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior. Na 1ª edição do Elas Exportam, registrou-se mais de 500 inscrições, que culminou em 20 duplas de mentoria.