A Receita Federal lançou na última 2ª feira (4.mar.2024) um novo portal que irá substituir o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual). A nova plataforma deve reunir todos os serviços oferecidos aos cidadãos e empresários, visando unificar e melhorar a experiência dos usuários em relação à interação digital com o órgão.
Segundo o Fisco, a nova plataforma será implementada em fases e, na sua última etapa, substituirá o e-CAC. O centro de atendimento virtual da Receita Federal continuará funcionando normalmente até que todos os serviços sejam adaptados à tecnologia do novo portal de serviços.
Na 1ª etapa, a nova plataforma exibirá um mapa de todos os serviços digitais, organizados por segmentos de interesse como “Cidadão”, “Responsáveis por Negócios”, “Empresas no Simples Nacional”, “MEIs” e outros. Também estarão disponíveis funcionalidades para avaliação do portal e espaço para relatar eventuais erro de sistema, com orientações sobre como proceder.
O novo portal foi desenvolvido a partir de pesquisas e entrevistas com diferentes perfis de usuários, que forneceram diagnósticos sobre a experiência atual frente aos serviços da Receita Federal, além de percepções e ideias para a construção da nova plataforma.