Grupo de esquerda ataca fábrica da Tesla na Alemanha

Uma fábrica da Tesla em Brandemburgo, na Alemanha, foi alvo de ataque na manhã desta 3ª feira (5.mar.2024) por ativistas do grupo de esquerda Vulkangruppe. Os integrantes do movimento iniciaram um incêndio nas linhas elétricas que abastecem o prédio da montadora.

Ativistas ambientais estariam protestando contra os planos de expansão de empresa, que incluem depósito de carga, armazéns e até mesmo berçário, que poderiam comprometer mais de 100 hectares de floresta.

A energia foi restaurada nas cidades próximas ao local, mas a Tesla permanece sem luz. A produção da fábrica, que é a única da empresa na Europa, foi interrompida e não há previsão de retomada.

O CEO da Tesla, Elon Musk, em seu perfil no X (ex-Twitter), definiu o grupo como “eco-terrorista”. “Interromper a produção de veículos eléctricos, em vez de veículos movidos a combustíveis fósseis, é extremamente estúpido”.

Apesar de estimar mais de 1.000 carros em produção perdidos, o diretor da fábrica, Andre Thierig, confirmou que nenhum dos 12.000 funcionários ficaram feridos e que o local está em condições seguras.

O Secretário de Interior de Brandemburgo, Michael Stübgen, declarou: “Milhares de pessoas foram privadas do seu abastecimento básico e colocadas em perigo. O Estado de direito reagirá a tal ato de sabotagem com a maior severidade”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.