O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), vai reforçar o policiamento na região central de São Paulo com mais de 2.000 policiais. O anúncio foi feito nesta 2ª feira (29.jan.2024), 2 dias depois do saque a um comércio de eletrônico na rua Santa Ifigênia. Depois do ocorrido, a prefeitura também prometeu ampliar o número de guardas no local.
A Cracolândia, no centro de SP, concentra parte da população em situação de rua usuária de drogas. “Vamos combater muito a questão da Cracolândia em todas as suas dimensões”, disse o governador. Deu a declaração em anúncio de obras para combate às enchentes.
“Nesta semana, vamos inaugurar uma companhia de força tática no centro, vamos dispor outras unidades no centro e vamos aumentar bastante o efetivo. Teremos ações de aumento de efetivo, para botar mais policiais na rua, aumentar o policiamento ostensivo”, afirmou Tarcísio.
Para ampliar o número de agentes na área, o Estado vai contratar policiais militares aposentados e temporários. O governador não deu uma data para quando o novo efetivo estará na rua. Mas a contratação já está sendo finalizada, conforme a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo).
Tarcísio também falou sobre o projeto Muralha Paulista, sistema de hipervigilância que interliga dados de câmaras e radares em diferentes cidades do Estado. Segundo o governador, a rede priorizará o centro da capital.
“Vamos fazer um investimento muito forte em monitoramento. Vamos lançar o Muralha Paulista, que vai estar com muito foco no centro de São Paulo no 1º momento. A gente vai atacar todas as áreas críticas. Estamos falando do Vale do Paraíba, litoral e o centro da cidade de São Paulo. Tecnologia sofisticada, equipamentos de ponta, integração em nuvem para prever comportamento criminoso e melhor dispor o efetivo policial”, disse.
VIOLÊNCIA NA CRACOLÂNDIA PREOCUPA, DIZ NUNES
No domingo (28.jan), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse a jornalistas que a violência na Cracolândia o preocupa. Ele reforçou o anúncio da compra de 280 novos veículos para a GCM (Guarda Civil Metropolitana) e o ingresso de novos guardas.
O prefeito havia informado em entrevista ao programa Balanço Geral que 500 novos guardas ingressarão nas ruas em 16 de março. Segundo Nunes, a prefeitura tem investido mais de R$ 9,6 milhões por mês em segurança.
Mais cedo, ele publicou um vídeo no seu Instagram em que apresenta os carros novos da GCM ao lado do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.
“Estamos trabalhando incansavelmente para garantir mais segurança aos cidadãos paulistas e unindo forças em grande parceria com o governo do Estado”, escreveu na legenda.
Ver essa foto no Instagram
SEGURANÇA PÚBLICA É PAUTA DAS ELEIÇÕES
Nunes e Valdemar se reuniram nesta 2ª feira (29.jan) para tratar sobre a eleição municipal de 2024. A segurança pública, em especial os níveis de criminalidade no centro, e a Cracolândia estão entre os principais temas do pleito. É tratado com frequência por pré-candidatos à prefeitura.
Em artigo de opinião publicado no Poder360 na data do aniversário de 470 anos de SP, o deputado federal e pré-candidato Guilherme Boulos (Psol-SP) afirmou que “o legado da atual gestão é ter dobrado a população em situação de rua nos últimos 3 anos e ter espalhado a Cracolândia para outros cantos da cidade”.
“Ninguém sai na rua hoje sem sentir medo ou sem o receio de voltar pra casa sem o celular”, disse.
Em dezembro, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) relatou ter sofrido uma tentativa de assalto em Bela Vista, no centro. Ela criticou o cenário de criminalidade na cidade. “Essa não é minha São Paulo, não é o lugar em que eu trabalho para criar meus filhos”, disse.
Em vídeo com tom crítico a Nunes, o também pré-candidato e deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) convida o eleitor a “sonhar junto” dele com uma cidade segura “sem um assalto a cada esquina” e com “um centro vivo e sem Cracolândia”.
SAQUE EM SANTA IFIGÊNIA
A loja especializada em sistemas de segurança Portal das Câmeras foi saqueada por moradores da região da Cracolândia.
A SSP-SP informou que deteve 3 homens suspeitos de participação no crime: 2 serão investigados pelo caso e o 3º foi preso em razão de um mandado de prisão preventiva em aberto.
“A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o furto ocorrido no comércio da Santa Ifigênia no sábado (27). As imagens das câmeras estão sendo analisadas e a vítima já foi ouvida pelos policiais. Na tarde deste domingo (28), 3 homens foram detidos após um furto a um comércio na Rua Vitória, na República. Guardas metropolitanos observaram o trio com objetos eletrônicos e desconfiaram que teriam sido furtados no sábado (27). Com eles, foram apreendidos 2 rolos de fios, 4 equipamentos de vídeos e uma carteira de identidade“, afirmou a SSP-SP em nota.