Fortes chuvas atingiram o Distrito Federal na noite de 6ª feira (9.fev.2024). O chamado “minhocão” da UnB (Universidade de Brasília) –corredor central da universidade que liga institutos e dá acesso a auditórios, laboratórios, salas de aula e o restaurante universitário– ficou alagado. Viadutos e avenidas também foram interditados e bairros ficaram sem luz.
A chuva começou por volta das 18h e durou mais de uma hora. Previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alertava para ventos de até 100 km/h e chuva de até 100 milímetros. Para este sábado (10.fev), 1º dia do Carnaval, há previsão de mais chuvas ao longo do dia, conforme o instituto.
Imagens mostram a água jorrando de canos sobre computadores no ICC (Instituto Central de Ciências) Norte e Sul, uma porta sendo derrubada pela enxurrada e equipamentos boiando no chão alagado.
Assista a vídeos compartilhados nas redes sociais:
- térreo do ICC:
Térreo do ICC, gente. Auditórios e parte inferior completamente destruídos.
TODO ano a gente avisa. TODO ano a mesma coisa. Tá ficando cada vez pior e o GDF segue não atacando as causas do problema.
Imagina o estrago e o impacto financeiro desse descaso.
Unb, vc merece mais pic.twitter.com/vmb6rCvxgM
— Múcio (: (@MucioBotelho) February 10, 2024
a UnB uma das maiores universidades do país ALAGADA pic.twitter.com/ZLDvoYr1oq
— ana (@anacarolaenn) February 9, 2024
Na Asa Norte, região central de Brasília, vias como a W2 e a W3 e viadutos de acesso às quadras 209/210 norte e 109/110 norte ficaram alagadas, e o trânsito foi desviado. Moradores também relataram falta de energia nos bairros.
Assista a vídeos dos alagamentos:
Na 511 da Asa Norte a situação também ficou bem crítica. Falta de Planejamento Urbano + especulação imobiliária + eventos climáticos extremos. pic.twitter.com/l9CNdZKK9H
— Fábio Felix 🏳️🌈 (@fabiofelixdf) February 10, 2024
Com a chuva e os alagamentos de hoje, estamos presenciando cenas de extrema tristeza no DF, e sabemos que a culpa não é da chuva (+) pic.twitter.com/7Bcx8UsQL7
— Max Maciel 🧢 (@maxmacieldf) February 10, 2024
O deputado distrital Max Maciel (Psol) publicou um vídeo do Hospital de Campanha criado para atender pacientes com sintomas de dengue. As imagens mostram o local cheio de água e lama. Assista:
Passamos agora à noite pelo Hospital de Campanha e encontramos ele alagado.
É muito triste que, além de todos os problemas causados pela dengue, a população ainda tenha que passar por isso. pic.twitter.com/wYERrhHozX— Max Maciel 🧢 (@maxmacieldf) February 10, 2024