O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou nesta 4ª feira (19.jun.2024) do lançamento da pré-candidatura do ex-deputado estadual Fred Rodrigues (DC-GO) à Prefeitura de Goiânia (GO). No evento, também estavam presentes Gustavo Gayer (PL-GO), deputado federal, e Major Vitor Hugo (PSL-GO), pré-candidato a vereador na capital goiana.
Gayer seria o candidato de Bolsonaro na cidade, mas o ex-presidente afirmou que eles chegaram a um acordo e a pré-candidatura do deputado ficará para um momento oportuno. Segundo Bolsonaro, a presença de Gayer é “extremamente importante” no Congresso.
“A pré-candidatura mais viável para nós, no momento, é um nome que sofreu uma tremenda injustiça. É o nosso deputado Fred Rodrigues”, declarou o ex-presidente em cima do trio elétrico.
Assista (11min44s):
Ao longo da semana, Bolsonaro foi recebido por apoiadores no Estado. Na 2ª feira (17.jun), o ex-chefe do Executivo desembarcou no Aeroporto General Leite de Castro, em Rio Verde (GO).
Fred Rodrigues já foi cassado
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou o mandato do ex-deputado estadual em 15 de dezembro de 2023. A ação pela não aceitação da candidatura foi apresentada pela Procuradoria Regional Eleitoral de Goiás a respeito da prestação de contas relativa à eleição de 2020. Na época, Fred concorreu à Câmara Municipal de Goiânia.
Segundo a Alego (Assembleia Legislativa de Goiás), as contas foram apresentadas em 2021 fora do prazo. Assim, as contas eleitorais foram consideradas como não prestadas. Fred declarou não ter sido notificado em tempo hábil estipulado pelo órgão.