PF investiga juiz federal do TJ-SP por venda de sentenças judiciais

A PF (Polícia Federal) realizou nesta 5ª feira (20.jun.2024) a 1ª etapa da operação Churrascada, que investiga indícios de corrupção e venda de decisões judiciais por parte de um juiz federal da área criminal do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). De acordo com o portal de notícias g1, o juiz federal alvo da operação é Ivo de Almeida, da 1ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP.

Ivo é suspeito de vender sentenças judiciais em processos nos quais ele é relator e em casos que passavam pelo plantão judicial, e de obrigar os funcionários do seu gabinete a dar a ele parte de seus salários, prática chamada de “rachadinha”. Além dele, advogados também são investigados.

A investigação se deu por determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e empenhou mais de 80 policiais federais para cumprir 17 mandados de busca e apreensão na capital e no interior paulista.

A operação recebeu o nome “Churrascada” porque os alvos utilizavam a palavra “churrasco” para se referir ao dia do plantão judiciário. A investigação tramita no STJ e é resultante da operação Contágio, que foi responsável, em 2021, por desarticular uma organização criminosa que desviava verba pública da área da saúde.

O Poder360 procurou as assessorias da PF, do STJ e do TJ-SP para mais informações sobre a investigação, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.