Meta usa dados das redes para treinar IA; saiba como evitar

A Meta está usando dados públicos de usuários do Facebook e do Instagram para treinar a sua ferramenta de IA (Inteligência Artificial) generativa. Estão sendo coletados fotos, vídeos e legendas postados por perfis abertos para refinar a ferramenta.

No entanto, por conta da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), os internautas brasileiros podem se opor à liberação dessas informações. Leia o passo a passo ao final desta reportagem.

Na União Europeia, por conta da legislação local, os usuários foram notificados sobre a mudança na política de privacidade. No Brasil, a Meta publicou um artigo em sua página em 22 de maio informando a novidade.

Segundo a big tech, a chamada “Meta IA” está sendo aperfeiçoada a partir de “informações disponíveis publicamente e dados licenciados na internet”. Isso ajudará a ferramenta a compreender as “diversas culturas e idiomas das comunidades que irão utilizá-la”, de acordo com o comunicado divulgado pela empresa.

A funcionalidade será integrada às redes sociais da Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) e será responsável por interagir com os usuários, usando a criação de imagens e de textos. Chegará no Brasil gradativamente a partir de julho. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Mark Zuckerberg, durante um evento em São Paulo em 6 de junho.

COMO EVITAR QUE OS SEUS DADOS SEJAM USADOS PELA IA DA META:

  • Abra o aplicativo do Instagram e vá para a página do seu perfil;
  • Clique nas 3 barrinhas que aparecem no canto superior direito;
  • Clique na opção “Sobre”;
  • Depois, selecione a opção “Política de Privacidade”;
  • Clique nas 3 barrinhas que aparecem no canto superior direito e role a página;
  • Depois, clique na opção “Outras políticas e artigos” e selecione “Como a Meta usa informações para recursos e modelos de IA generativa”;
  • Role até o tópico “IA generativa” e selecione a opção “direito de se opor”;
  • Selecione o seu país. Informe o seu endereço de e-mail e justifique por que você deseja se opor;
  • A Meta irá confirmar o preenchimento do formulário com um código que será enviado para o e-mail informado;
  • Depois de enviado, o seu formulário será analisado pela Meta, que te dará uma resposta por e-mail.

Se preferir, assista ao tutorial (1min47s):

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