A Meta está usando dados públicos de usuários do Facebook e do Instagram para treinar a sua ferramenta de IA (Inteligência Artificial) generativa. Estão sendo coletados fotos, vídeos e legendas postados por perfis abertos para refinar a ferramenta.
No entanto, por conta da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), os internautas brasileiros podem se opor à liberação dessas informações. Leia o passo a passo ao final desta reportagem.
Na União Europeia, por conta da legislação local, os usuários foram notificados sobre a mudança na política de privacidade. No Brasil, a Meta publicou um artigo em sua página em 22 de maio informando a novidade.
Segundo a big tech, a chamada “Meta IA” está sendo aperfeiçoada a partir de “informações disponíveis publicamente e dados licenciados na internet”. Isso ajudará a ferramenta a compreender as “diversas culturas e idiomas das comunidades que irão utilizá-la”, de acordo com o comunicado divulgado pela empresa.
A funcionalidade será integrada às redes sociais da Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) e será responsável por interagir com os usuários, usando a criação de imagens e de textos. Chegará no Brasil gradativamente a partir de julho. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Mark Zuckerberg, durante um evento em São Paulo em 6 de junho.
COMO EVITAR QUE OS SEUS DADOS SEJAM USADOS PELA IA DA META:
- Abra o aplicativo do Instagram e vá para a página do seu perfil;
- Clique nas 3 barrinhas que aparecem no canto superior direito;
- Clique na opção “Sobre”;
- Depois, selecione a opção “Política de Privacidade”;
- Clique nas 3 barrinhas que aparecem no canto superior direito e role a página;
- Depois, clique na opção “Outras políticas e artigos” e selecione “Como a Meta usa informações para recursos e modelos de IA generativa”;
- Role até o tópico “IA generativa” e selecione a opção “direito de se opor”;
- Selecione o seu país. Informe o seu endereço de e-mail e justifique por que você deseja se opor;
- A Meta irá confirmar o preenchimento do formulário com um código que será enviado para o e-mail informado;
- Depois de enviado, o seu formulário será analisado pela Meta, que te dará uma resposta por e-mail.
Se preferir, assista ao tutorial (1min47s):