A cidade de Fortaleza (CE) registrou fortes chuvas entre sábado (10.fev.2024) e domingo (11.fev). De acordo com a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), foram ao menos 215,1 mm de chuva durante 24h.
O temporal é o 2º maior da história da cidade, ficando atrás só das chuvas registradas em 2004 (250 mm). A série histórica teve início em 1974.
Houve chuvas em quase 150 municípios do Ceará. A Funceme também afirma que deve haver chuvas mais isoladas até a 2ª feira (12.fev).
Ao Poder360, a Prefeitura de Fortaleza disse que não há registro de mortos por causa do temporal.
Ações
A Prefeitura de Fortaleza afirma que montou uma “força-tarefa” envolvendo áreas como secretarias como de Infraestrutura e Gestão Regional, a Defesa Civil e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania para monitorar a situação. Houve uma reunião neste domingo (11.fev) para fazer um balanço das últimas 24 horas.
A Defesa Civil de Fortaleza realizou 44 atendimentos por causa da chuva, mas nenhum deles com maior gravidade. O órgão afirma que mais de 200 profissionais estão trabalhando em regime de plantão durante o Carnaval.
“Apenas ontem [sábado], o órgão já distribuiu 160 materiais assistenciais, entre colchonetes, redes e mantas, além de cerca de 540 m² de lona”, diz.
Já a autarquia de trânsito implantou bloqueios pela capital cearense, em locais que apresentam alagamentos.
Atendimento
A população da capital cearense pode registrar alguma ocorrência pelos telefones 156 ou 190.