O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes autorizou 17 senadores a visitarem o ex-diretor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques, preso no Complexo da Papuda, em Brasília.
Dentre os congressistas que receberam o aval estão Sergio Moro (União-PR), Rogério Marinho (PL-RN), Ciro Nogueira (PP-PI), Jorge Seif (PL-SC) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Magno Malta (PL-ES).
A autorização, segundo Moraes, é estritamente pessoal e não se estende, “sob nenhum pretexto ou condição”, a terceiros acompanhantes. A data ainda deverá ser agendada junto à Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal.
Vasques está preso desde agosto de 2023. Ele é investigado por blitzes realizadas pela PRF em Estados do Nordeste durante o 2º turno das eleições de 2022, que impediram a circulação dos meios de transporte e dificultou a chegada de eleitores para votar.
A decisão de Moraes é da última 5ª feira (20.jun). Ele permite a entrada de até 3 congressistas por vez. O acesso de assessores, seguranças ou advogados fica impedida.
“As visitas e inspeções parlamentares deverão ser agendadas junto ao Gabinete da SEAPE/DF, a quem caberá esclarecer aos requerentes o teor da presente decisão, bem como as normas e rotinas inerentes ao ambiente carcerário”, diz o documento.