Durante reunião com jornalistas nesta 2ª feira (24.jun.2024), Jordan Bardella, líder do partido de direita RN (Reagrupamento Nacional), detalhou os planos da legenda para governar a França. A declaração ocorreu após uma pesquisa da Elabe mostrar que o RN está em 1º lugar nas pesquisas.
Caso o partido vença as eleições, Bardella é o principal nome cotado para ser indicado como o primeiro-ministro. Atualmente, ele divide a liderança do Reagrupamento Nacional com a candidata à presidência em 2022 Marine Le Pen.
Dentre os planos do partido, ele enfatizou a criação de regras mais rígidas nas escolas do país. Afirmou que eventual governo liderado por ele irá proibir celulares no ambiente, alterar o uniforme e exigir tratamento mais formal entre professores e alunos.
O Reagrupamento Nacional, de acordo com o líder, também prioriza medidas anti-imigração e leis contra muçulmanos.
Bardella afirmou que planeja exercer maior controle sobre as fronteiras do país. Além disso, culpou os imigrantes ilegais pela violência na França e prometeu uma legislação contra a “ideologia islâmica”.
O líder da direita atacou a esquerda francesa, liderada pela aliança Nova Frente Popular. “O programa [de esquerda] levaria a uma saturação sem precedentes dos nossos serviços públicos e a um declínio sem precedentes da identidade francesa no seu próprio solo”, disse.
RN lidera pesquisas de intenção de voto
De acordo com pesquisa da Elabe, divulgada no jornal Tribuna Dimanche neste domingo (23.jun.2024), o partido RN (Reagrupamento Nacional), de Bardella e Le Pen, aparece em 1º lugar nas intenções de voto para as eleições legislativas na França, que serão realizadas em 30 de junho e 7 de julho.
O RN tem 36% de apoio dos eleitores. A aliança de esquerda Nova Frente Popular está em 2º lugar, com 27% das intenções de voto. Já o Juntos, coalizão de centro do presidente Emmanuel Macron, ocupa a 3ª posição, com 20%.