O prédio do TCU (Tribunal de Contas da União) vai permanecer iluminado com as cores do arco-íris de 4ª feira (26.jun.2024) até domingo (30.jun) em homenagem ao Mês do Orgulho LGBTQIA+.
A história do Dia do Orgulho LGBTQI+, celebrado no dia 28 de junho, remonta a 1969. Foi nessa data que ocorreu a rebelião de Stonewall, em Nova York, liderada pela travesti Marsha P. Johnson.
Foi uma resposta à tentativa da polícia de invadir um bar com temática homoafetiva que teve como consequência uma série de protestos por todo o país.
No Brasil, o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal) costumam ter iluminação em alusão à data. Segundo o presidente do TCU, a decisão da corte é uma demonstração de solidariedade à causa.
“Na Presidência do TCU, criamos uma unidade especializada de auditoria para fiscalizar políticas públicas que induzam e fomentem a diversidade no setor público. Na semana do dia 28 de junho, decidimos uma vez mais iluminar o edifício sede do TCU com as cores do arco-íris para expressar nossa solidariedade à causa Lgbtqiapn+ e nosso engajamento na defesa da diversidade“, disse Dantas ao Poder360.
Veja fotos: