O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 5ª feira (27.jun.2024) que o atual diretor de Política Monetária do BC (Banco Central), Gabriel Galípolo, “tem todas as condições” de ser o próximo presidente da autoridade monetária.
“O Galípolo é um menino de ouro. Competentíssimo, de uma honestidade ímpar, ele tem todas as condições de ser presidente do BC, mas eu nunca conversei com ele sobre isso”, declarou. A fala foi em entrevista à Rádio Itatiaia.
O petista também criticou o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, que, segundo ele, “enveredou” para um caminho “equivocado”.
“Eu não tenho pressa [em indicar o presidente do BC]. O cidadão que está lá tem mandato até dezembro e eu não tenho pressa. Eu acho que ele enveredou por um caminho equivocado”, afirmou.
É a 2ª entrevista do presidente a um veículo de mídia em 2 dias. Na 4ª feira (27.jun), falou ao portal de notícias UOL. Disse que o governo não entregou nada até agora, não quis responder se pode indicar Guido Mantega ou Aloizio Mercadante ao comando do Banco Central e criticou o STF por decidir sobre o porte de maconha para uso pessoal.
Leia mais da entrevista de Lula ao UOL:
- Não entregamos nada até agora, diz Lula sobre queda na aprovação
- É preciso saber se precisa cortar ou aumentar arrecadação, diz Lula
- Lula diz indicar presidente do BC para o Brasil e não para o mercado
- Para presidente, CNI e Fiesp é quem deveriam criticar taxa de juros
- Debate da maconha é da ciência e STF podia não se meter, afirma petista
- É nobre haver diferença entre consumidor e traficante, diz Lula
- Lula chama PL “antiaborto” de “carnificina contra as mulheres”
- Lula afirma que Juscelino Filho será afastado se indiciamento for aceito
- “Mulher não é mais objeto de mesa e cama”, afirma petista