O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), afirmou nesta 5ª feira (27.jun.2024) que tem como compromisso a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. Também sugeriu o nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para disputar o governo de Minas Gerais.
Silveira deu as declarações durante evento de anúncios do governo federal em Contagem (MG), cidade localizada na Grande Belo Horizonte. O ministro de Minas e Energia elogiou a carreira de Pacheco, seu aliado, e afirmou que o senador representa o “o resgate da política em Minas Gerais“.
Mais cedo, em entrevista à rádio Itatiaia, Lula foi questionado se Pacheco seria seu candidato ao governo de Minas Gerais em 2026. O petista declarou que estará ao lado do senador e que ele só não será candidato se não quiser.
“Eu tenho dito isso ao Pacheco. Ele só não será candidato se ele não quiser. Eu não sei o que ele quer, se ele quer ser senador… Mas eu considero o Pacheco a mais importante personalidade de Minas Gerais. Ele decide o que ele quer fazer. Mas o que eu posso dizer, é que eu quero estar junto”, declarou Lula.
Alexandre Silveira comentou sobre a entrevista: “Presidente, eu vi a Edilene [Lopes, jornalista da rádio Itatiaia] apertando muito o senhor perguntando quem vai ser o nosso candidato a governador? Rodrigo Pacheco? – Para mim, Rodrigo Pacheco é o resgate da política em Minas Gerais”, afirmou.
O ministro continuou falando a Lula: “Eu queria registrar aqui, presidente, que neste momento da minha vida pública, meu único compromisso é reelegê-lo em 2026 para poder consolidar a nossa democracia, o nosso desenvolvimento, o combate à desigualdade e construir uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais fraterna”.
Ainda sobre Pacheco, o ministro de energia de Lula afirmou que o senador “marcou história quando defendeu a democracia no Brasil”. Também o chamou de “jovem comprometido” que exerce suas funções com “brilhantismo”.