O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou nesta 5ª feira (27.jun.2024) a atuação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na relação com as demandas do governo federal. Em visita a Minas Gerais, foi a 2ª vez que o petista fez comentários positivos sobre o congressista.
“Todas as coisas que a gente precisa aprovar em benefício do povo brasileiro, quando eu preciso, vou no Pacheco: ‘Por favor, ajuda a aprovar aqui’. E ele está lá entregando”, disse Lula em Contagem (MG).
O presidente afirmou ter convidado Pacheco para a viagem a Minas Gerais e que, inicialmente, o senador havia recusado por ser presidente do Senado. “Disse a ele que ia vir para ter um ‘banho do povo de minas’. Pedi para ele falar e ele não quis, tudo bem”, disse.
O petista afirmou ainda ter a “grata sorte” de ser presidente ao mesmo tempo em que Pacheco comanda o Senado.
“Quando teve tentativa de golpe em 2008 [na verdade, quis se referir ao 8 de Janeiro, em 2023], que tentaram fechar o Congresso, destruir a Suprema Corte, eu vi que esse homem, além de ser mineiro, é muito importante. Teve a coragem de dizer que enquanto for presidente do Senado, a democracia não ia correr riscos no país”, disse.
Lula encerrou a série de elogios com um agradecimento ao povo mineiro por lhe dar “o Pacheco como companheiro e presidente do Senado”.
Mais cedo, em entrevista à Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte (MG), o petista disse que Pacheco só não será candidato ao Governo de Minas Gerais em 2026 se não quiser.
“Não sei o que ele quer, se ele quer ser senador. Mas eu considero o Pacheco a mais importante personalidade de Minas Gerais. Ele decide o que ele quer fazer. Mas o que eu posso dizer, é que eu quero estar junto”, declarou.